domingo, 12 de janeiro de 2014

Papa Francisco anuncia 19 novos cardeais, um deles brasileiro.

O Papa Francisco anunciou neste domingo (12) que o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, será criado cardeal da Igreja Católica. No total, serão 19 novos cardeais.
Foi a primeira vez que o pontífice anunciou nomes para este cargo da Igreja Católica desde que assumiu, em março de 2013.
Já havia a expectativa de que Dom Orani fosse nomeado desde antes da saída de Bento XVI, mas a renúncia do Papa atrasou a nomeação que manteve a tradição na arquidiocese.
O pontífice argentino deve reunir em consistório os cardeais do mundo inteiro em 22 de fevereiro, quando os nomes anunciados neste domingo receberão o título.
Considerados os "senadores" ou "príncipes" da Igreja Católica, os cardeais têm a função de auxiliar o Papa em suas decisões, assumindo por vezes cargos na Cúria Romana, a administração da Igreja. Eles também participam, até completarem 80 anos, do Conclave, reunião secreta cujo objetivo é escolher um novo Papa.
saiba mais
Papa Francisco anuncia 19 novos cardeais, um deles brasileiro
Leia mais notícias sobre o Papa Francisco
A timidez e a capacidade de conciliação estão entre principais características de Dom Orani, que está à frente da Arquidiocese do Rio desde 2009. Filho caçula dos Tempesta, família com nove filhos descendente de italianos e católica fervorosa, o religioso nasceu em São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo, em 1950.
-----------
Conciliador
Amigos desde 1974, Dom Paulo Celso Demartini, abade do Mosteiro Cisterciense de São José do Rio Pardo, conta que foi nesse mosteiro que o atual arcebispo do Rio iniciou sua vida religiosa como monge e foi lá também que exerceu seus primeiros anos como sacerdote.
Segundo ele, o novo cardeal é considerado conciliador e chega a ficar horas tentando resolver problemas de relacionamento entre pessoas, sejam elas da igreja ou não. Dom Paulo considera fantástica a forma como Dom Orani consegue um consenso.

Nenhum comentário: