quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

São Tomás de Aquino


São Tomás de Aquino, grande santo e doutor da Igreja, diz na Suma Teológica que "a virtude está no meio". Por isso, começo o boletim com esta frase para refletirmos sobre a virtude da temperança. Neste final de semana começa oficialmente o Carnaval e já recebo muitos pedidos de oração de mães e avós por seus filhos e netos.
Tem-se a impressão de que neste período tudo é permitido, tudo é válido. Mas não podemos nos esquecer de que tudo tem consequências. Portanto, sempre oriento que evitem o que causa a "ressaca moral", ou seja, todas as ações que possam causar arrependimento.
Para evitar a "ressaca moral" é importante exercitar a virtude da temperança, que procura o equilíbrio no uso dos bens criados, assegura o domínio da vontade sobre os instintos e mantém os desejos dentro dos limites da honestidade (CIC 1809). É uma virtude que nos ajuda a viver fraternalmente, vendo o outro como um irmão realmente.
Finalizo a mensagem de hoje pedindo a intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, celebrada na próxima segunda-feira (11 de fevereiro), para que todos vivam o Carnaval de forma saudável, tanto física, afetiva como espiritualmente. 
Deus abençoe você,
Padre Reginaldo Manzotti

Nenhum comentário: