sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Assunto: URGENTE . SOCORRO!!!! ""UNIVERSIDADE"" Talvez Mães vocês estão vivendo situação parecida. Leia com atenção!!!

Mensagem:  
"Ninguém poderá jamais aperfeiçoar-se, se não tiver o mundo como mestre. A
experiência se adquire na prática." (William Shakespeare)

Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens.
A partir de certa idade, só valem conselhos.E meu pai sempre dizia que se conselho fosse bom, era vendido, e não de graça! Mas como mãe de aluno, como amiga de alunos do UFABC, senti responsável por todos eles. Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga. E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso.  O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos.
Nisto minha consciência está tranqüila, dei a liberdade total para ele.Claro tudo com bom senso!
Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem.  Isto mesmo!
Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.    Perder?
É isto mesmo, um filho que foi criado numa pequena cidade de Pará de Minas – MG, menos de 100 mil habitantes, onde somos super conhecidos, respeitados, e aqui somos alguém!
E de repente vejo meu filho num mundo de competições, correrias, pessoas no qual não nos conhecem e vice-versa.
Onde de repente deparamos com assaltos, mortes inexplicáveis (Caso do professor Sandro) mortes de universitários em festas promovidas com o incentivo dos professores , ontem mais uma morte de universitário  ,dia 12/11/2010 - TUSCA- Taça universitária de São Carlos. Aqui em Pará de Minas na festa INTERMED, realizada 13 de outubro de 2009 também houve no último dia de festa um que iria se formar pra médico no ano, de repente no meio do povo caiu e morreu mesmo no meio de tantos médicos, overdose.  ( que tristeza)  .
Estive por um mês ai em Santo André, e passei por 4 repúblicas, cuidando de meu filho muito doente.Nesta ida percebi tantas coisas, Vi alunos adoentados, alunos com síndrome de pânicos, alunos desmotivados, decepcionados, e nem sempre as famílias tomam conhecimento de nada.
E fico muito triste quando vejo alguém dizendo que o que mais ouviu na faculdade o tempo todo foi "to com fome e to sem dinheiro". Vi muitos alunos trocando noites pelo dias, e pais que nunca imaginam que seus filhos estejam em baladas em vez de estarem na faculdade!  Ressalto...Vejo muitos elogios também, como o simpósio, que eu acompanhei de perto, professores de alto nível, e ótimas propostas de melhoria. Perder?   Como?  Não é nosso, recordam-se?
Foi apenas um empréstimo!   Então, de quem são nossos filhos?
Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas.  Mas é nosso direito e dever proteger nossos filhos.
Se nós pais não protegermos....Quem irá proteger?
Durante anos precisaram ser dependentes de nós  pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente.
De repente se vêem sozinhos, de uma vez só... Tudo modifica. E as pressões tortuosas, sem atendimento psicológico nenhum. Sem lazer algum, sem laser cultural nenhum exemplo....Saraus, concertos, teatros, músicas, tudo que possa ser saudável, sem bebidas alcoólicas, sem drogas.
E um bom papo, ou um bom encontro e mais e o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveria retornar em sorrisos, orgulho.
Mesmo confiando demais no meu filho, coloco a mão no fogo por ele, Bernardo teve bons princípios, uma boa estrutura. Mas minhas preocupações são enormes.
Pois a UFABC, Esqueceram que existem famílias, pais, mães que merecem atenção e queremos participar de algo dentro da faculdade.Interagindo alunos, pais , professores e UFABC, Creio que assim seria mais proveitoso o rendimento. O incentivo dos pais é de grande valia!
Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo!
Concordo que sejam do mundo. Mas nunca irão ser ex-filho. Este vínculo é único.Sem palavras!
O problema é que meu coração já é deles. E coração de mãe. Sem comentários....
Mas gostaria que a UFABC investisse na pessoa do aluno, tivesse mais olhos pra cada um, ou sugestões de grupo de apoio. Interagindo psicólogos, psiquiátricas, e família.
Sou mãe do aluno Bernardo Silveira Mendes, 18 anos, pianista, saxofonista, violinista, o que nada disto ele pode mostrar ai na UFABC, Eu investir não para ter filhos artistas, nunca, ficam ao critério deles, mas meu incentivo a música, ao teatro, ao cinema, foi com o intuito de ficar longe de drogas, filhos descondensados, desequilibrados, ou depressivos. E tudo isto foi muito difícil, dei meu sangue. E o pai trabalhava noite e dia pra dar conta das despesas, aulas extracurriculares caríssimas. Tudo pela cultura, pela auto-estima, e um futuro promissor. Coisa que aconteceu e grave, e talvez passou de lizo na UFABC, que meu filho com apenas três meses ai desencadeou uma forte dor de cabeça, que no final descobriu que era gastrite nervosa.
E nenhuma outra época da nossa vida, houve isto. Será que estou flutuando, ou querendo demais? Só peço uma maior atenção aos alunos, se  não deram atenção ao professor Sandro, imagina aos alunos.  ISTO É PRA SER URGENTE!
Deixo aqui uma frase preferida, creio que conhecida por todos!
SE VOCÊ TIVER QUE ESCOLHER ENTRE O MUNDO E O AMOR.
SE VOCÊ ESCOLHER O MUNDO, COM ELE PERDERÁ O AMOR.
MAS SE VOCÊ ESCOLHER O AMOR, COM ELE CONQUISTARÁ O MUNDO! "Albert Einstein".

É a mais concreta realidade. Só resta a nós, mães e pais, rezar e aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas 'crias', que mesmo sendo 'emprestadas' são a maior parte de nós !!!
"A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver "
Bom fim de semana, cheio de paz , luz, amor e muita prudência...e lembre-se que ser solidário é não ser solitário, é estar presente na vida do outro, participando da sua vivência, sem lesar a liberdade de ninguém....Fique com Deus !!!

Cléria Márcia Silveira Mendes
Mãe do aluno Bernardo S. Mendes

13 de novembro de 2010

Nenhum comentário: