sábado, 2 de outubro de 2010

Arcanjos de Deus....



Filhos e Filhas,
A Igreja celebrou, em 29 de setembro, o dia os santos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Estes três anjos têm os nomes citados na Sagrada Escritura. E como prometi em meu programa “Experiência de Deus”, mando agora um breve comentário e as passagens bíblicas sobre cada um dos Arcanjos:

São Miguel (Deus liberta) é o protetor da Igreja na batalha contra o mal e comandante do exército celeste. Foi ele que precipitou satanás e os outros anjos decaídos do Céu (Ap 12, 7-9). Somente na carta de Judas, Miguel é chamado arcanjo, enquanto São Paulo (1 Ts 4,16) o designa com esse apelativo, sem o seu nome próprio.
São Gabriel (Deus fala) é chamado “anjo da encarnação”. Foi o anjo responsável por anunciar à Virgem Maria a concepção de Jesus no seu ventre, por ação do Espírito Santo. Foi Gabriel que também anunciou a Zacarias, esposo de Isabel, prima de Maria que era estéril, que eles teriam um filho, que se chamaria João, que veio a ser o precursor do Cristo. (Lc 1,5-38)
São Rafael, o nome desse arcanjo em hebraico significa: “Deus cura”. Seu nome diz qual é parte da sua missão, porém, não apenas para curar o arcanjo Rafael é invocado. Ainda antes de dar a receita a Tobias para cura de seu pai, Tobit, Rafael disfarçado de um jovem chamado Azarias faz companhia a Tobias em sua viagem, mostrando os caminhos que devia seguir, o que devia fazer, protegendo Tobias em sua missão de salvar sua família, levar a cura ao seu pai, honrar a família de Sara e libertá-la do demônio. (Tb 5 - 12).
Que os Arcanjos do Senhor interceda por nós! Amém
Padre Reginaldo Manzotti

Nenhum comentário: