quarta-feira, 7 de maio de 2014

MARIA, A Arca da Nova e Eterna Aliança.

Sabemos que para Deus não existe coincidência e que o Novo Testamento vem a ser o complemento para o Antigo Testamento, oras assim como Jesus disse:
“Não vim abolir a lei, mas aperfeiçoá-la.” (Mt 5,17 - Tradução do texto original)
A Arca da Antiga Aliança abrigava os Dez Mandamentos, que eram a Palavra de Deus. Na Bíblia, São João chama também Jesus de Palavra (=Verbo) de Deus e Maria, por carregá-lo em seu ventre, tornou-se a Arca da Nova Aliança.A Arca da Aliança é santa e pura. Se Maria tivesse o pecado original,como os protestantes dizem, ela não poderia ser pura e, consequentemente, também não poderia ser a Arca da Nova Aliança.
Este conceito é apresentado na Bíblia quando comparamos o Antigo Testamento com o Novo Testamento. Observe estas semelhanças:
Antigo Testamento: (2Samuel 6,9) quando a Arca da Aliança foi trazida perante o rei Davi - "Temeu Davi ao Senhor naquele disse, e disse: 'Como virá a mim a Arca do Senhor?'".
Novo Testamento: (Lucas 1,43) quando Maria foi visitar sua parente Isabel, que estava grávida de João Batista - "De onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor?".
Antigo Testamento: (2Samuel 6,16) quando o rei Davi dançou de júbilo porque ele estava na presença da Arca, que conhtinha a Palavra de Deus - "Quando a Arca do Senhor entrava na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela. E vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do Senhor, o desprezou no seu coração" .
Novo Testamento: (Lucas 1,41) quando o profeta João Batista saltou de júbilo no ventre de sua mãe, Isabel. Ele fez isto quando ouviu a voz de Maria, que estava grávida de Jesus, o qual também é chamado de Palavra (=Verbo) de Deus - "Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre, e Isabel foi cheia do Espírito Santo" .
Antigo Testamento: (2Samuel 6,15) os israelitas encheram-se de grande júbilo porque estavam muito próximos da Arca que continha a Palavra de Deus - "Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a Arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas" .
Novo Testamento:(Lucas 1,42.44) mostra como Isabel e João Batista se encheram de júbilo por estarem na presença de Maria, que carregava a Palavra de Deus - "Exclamou ela [Isabel] em alta voz: 'Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. Ao chegar-me aos ouvidos a voz da tua saudação a criancinha saltou de alegria no meu ventre' .
Antigo Testamento :(Sof 3,14-17): o profeta Sofonias diz a Sião:Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel! Regozija-te e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém!O Senhor afastou o teu castigo, lançou fora o teu inimigo. O Senhor, o rei de Israel, está no meio de ti; tu já não verás mal algum.Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião; não se afrouxem as tuas mãos.O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar.
Novo Testamento :(Luc 1,28.30): o anjo Gabriel diz a Maria: Salve, agraciada!O Senhor é contigo! Bendita és tu entre as mulheres.Maria, não temas; achaste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um filho e por-lhe-ás o nome de Jesus.
Antigo Testamento:(Ex 40,35b): Deus habita a arca da aliança: A nuvem repousava2 sobre ela e a glória do Senhor encheu o tabernáculo.
Novo Testamento :(Luc 1,35) Cristo habitará a nova arca da aliança: Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o ente santo que de ti há de nascer será chamado Filho de Deus.
Antigo Testamento : (2Sam 6,9.11) Davi fica surpreso diante da arca da aliança: Temeu Davi ao Senhor naquele dia e disse: Como virá a mim a arca do Senhor?Ficou a arca do Senhor na casa de Obede-Edom, o geteu, três meses e o Senhor abençoou a Odede-Edom e a toda sua casa.
Novo Testamento :(Luc 1,43.56) Isabel fica surpresa diante da nova arca da aliança:[Exclamou Isabel:] De onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor?Maria ficou com ela [Isabel] quase três meses e então voltou para casa.
Se tudo isto é verdade, que Maria é a Arca da Nova Aliança, então ela deve ter sido pura e não poderia haver qualquer tipo de pecado em sua alma. O fato de que Maria tenha nascido sem pecado original tem sido um ensinamento muito claro não apenas da Igreja Católica como também dos fundadores do Protestantismo, até mesmo Lutero honrou Maria, so que com a divisão cada vez maior das seitas protestantes e cada um interpretando a Palavra a seu modo, acabaram se afastando deste ensinamento e do amor a Maria.

terça-feira, 6 de maio de 2014

CNBB divulga folder com orientações sobre a Copa do Mundo

O arcebispo de Maringá (PR) e bispo responsável pela Pastoral do Turismo, dom Anuar Battisti, apresentou à imprensa o folder “Copa do Mundo Dignidade e Paz”, preparada pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O folder surgiu após encontros entre representantes das 12 cidades-sede do mundial e busca mostrar formas de acolher o turista e orientar as comunidades locais sobre os riscos de um evento como a Copa do Mundo. “Aborda desde a exploração escrava do trabalho, exploração sexual, o tráfico de pessoas, tráfico de entorpecentes, enfim, aponta os lados positivo e negativo da Copa”, enumerou dom Anuar.
Na publicação, a Igreja expressa preocupação com a exclusão de milhões de cidadãos ao direito à informação e à participação nos processos decisórios sobre as obras que foram realizadas para o evento e com o desrespeito à legislação e ao direito ambiental, trabalhista e do consumidor, por exemplo.
O folder ainda traz exigências de que aconteçam ações eficazes para evitar o trabalho escravo, o tráfico humano e a exploração sexual, com “punição exemplar e ágil para com os infratores”.
Algumas ações sugeridas no folder também foram lembradas por dom Anuar Battisti, como a identificação das principais igrejas e santuários das cidades, a celebração de missas em vários idiomas, buscando, segundo o bispo, mostrar ao turista a presença da Igreja Católica no Brasil.
Considerado como documento motivador, o folder tem em seu texto trechos da mensagem da CNBB, “Jogando pela Vida”, sobre a Copa do Mundo, publicada em 13 de março deste ano. Dom Anuar, destacou a parte que fala do êxito que poderá ser alcançado com o evento.
“O sucesso da Copa do Mundo não se medirá pelos valores que injetará na economia local ou pelos lucros que proporcionará aos seus patrocinadores. Seu êxito estará na garantia de segurança para todos sem o uso da violência, no respeito ao direito às pacíficas manifestações de rua, na criação de mecanismos que impeçam o trabalho escravo, o tráfico humano e a exploração sexual, sobretudo, de pessoas socialmente vulneráveis e combatam eficazmente o racismo e a violência”, recordou.